Fundamentação
Esta prática teve início no ano letivo 2020/2021, na sequência da aplicação do Modelo de Avaliação da Biblioteca escolar. Foi diagnosticado, no domínio A.1, insuficiente poio ao currículo e intervenção na ação pedagógica, nomeadamente na promoção de iniciativas culturais e projetos de complementaridade e enriquecimento do currículo e foi também diagnosticado, no domínio C.2, diminuto envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e famílias, no desenvolvimento de projetos e atividades continuadas no domínio da promoção da leitura e das literacias.
Para colmatar estas fragilidades e atendendo à recomendação do Conselho Pedagógico, aquando da apresentação do relatório de autoavaliação, sobre a inserção, no Plano de Melhoria da Escola, da Medida 16, destinada à Biblioteca Escolar, a equipa da BE elaborou o seu Plano de Melhoria, estabelecendo o número de docentes dos grupos disciplinares, dos Conselhos da Turma e das Equipas Educativas a envolver, na aplicação de Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, através da dinamização do Mês das Bibliotecas Escolares e outras efemérides, com envolvimento das famílias e parcerias internas e externas.
Outubro, 2022
Ler Para Paz e Harmonia Globais
Comemoração do MIBE-2022
O MIBE Continua!
Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
Convite-Capa
O projeto das turmas contempla 3 atividades ou produtos finais:
- "Poemas Musicados" - Sarau para pais e Encarregados de Educação, no dia 21 de março;
- Concurso Histórias da Ajudaris '23 cuja temática é a Paz, sendo enviados os poemas coletivos de turma;
- Construção de um filme/ebook na disciplina de TIC, com os poemas e as ilustrações feitas em EVT/ET.